Pessoas com Esclerose Múltipla podem fazer exercício?

 

Você costuma atender pessoas com Esclerose Múltipla? 

 

Muitas pessoas tem conceitos ainda antigos sobre treinamento físico para esse tipo de paciente e para acabar com as dúvidas nós trouxemos um artigo de 2019 para falar sobre Treinamento de força e aeróbio comparado a fisioterapia tradicional. 

 

Graziolli e colaboradores, em 2019, publicaram o artigo chamado “The Effects of Concurrent Resistance and Aerobic Exercise Training on Functional Status in Patients with Multiple Sclerosis”

 

Foram selecionados 30 indivíduos e separados no Grupo Controle e Grupo Intervenção.

 

O Grupo Controle recebeu 24 sessões, sendo 2 por semana, de Fisioterapia Convencional em centros de reabilitação da rede pública da Itália. 

O Grupo Intervenção recebeu 24 sessões, sendo 2 por semana, de Treino de força com 3 exercícios de MMSS e 3 exercícios de MMII com 2 séries de 10 a 15 repetições a 50% do RM com intervalo de 30 segundos entre as séries e 1 minuto entre os exercícios.

 

Desfechos avaliados

 

Os principais desfechos avaliados foram os parâmetros físicos funcionais com a Escala de Equilíbrio de Berg, Timed Up and Go, Teste de Caminhada de 10 metros e Teste de caminhadada de 6 min. 

E parâmetros psicossociais com avaliação de qualidade de vida pela MSQOL 54, depressão pela PHQ9 e fadiga pela FFS. 

 

Resultados e Discussão

 

TUG, TC6MIN e TC10M, melhoraram significativamente no grupo intervenção. Escala de equilíbrio de BERG permaneceu inalterada em ambos os grupos. E houve mudança significativa nas escalas de qualidade de vida, depressão e fadiga no grupo intervenção.

 

Esse estudo nos mostra a segurança da realização de treino de força e aeróbio em pessoas com EM e além disso mostra o benefício desse tipo de terapêutica!